top of page

ATIVIDADE 8º ANOS PROFº NILTON -CIÊNCIAS


Prof. Nilton Cesar

Missão 01: leia os textos;

Missão 02: veja os vídeos dos links abaixo (optativos);

Missão 03: copie os exercícios no caderno responda e envie (vale nota).


Puberdade e Adolêscencia


A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, uma transição das características infantis para as adultas. Os hormônios sexuais são os principais agentes.



O que é puberdade?


Chama-se de puberdade a fase vivida pelo ser humano entre a infância e a fase adulta, ou seja, na adolescência. Trata - se de um momento de transformações físicas e biológicas e de oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais que o corpo sofre. O corpo está voltado nessa fase para a produção dos hormônios sexuais que são diferentes em cada sexo. Os meninos produzem, entre outros, a testosterona e as meninas o estrógeno.

Nessa fase o crescimento se acelera, os órgãos sexuais ganham definição e a fertilidade se inicia. É um processo difícil tanto para o adolescente, que vai viver essas transformações, como para os que o rodeiam que terão de se adaptar às alterações de humor e às crises existenciais vividas por ele. Apesar de tudo isso essas transformações são necessárias para a manutenção da espécie humana, pois todo esse alvoroço tem como objetivo dotar o homem de capacidade e condições para o processo de reprodução.



A puberdade nas meninas


A puberdade nas meninas é caracterizada:

- pelo desenvolvimento dos seios e da genitália; - pelo aparecimento de pêlos pubianos na genitália e nas axilas; - pela definição das formas do corpo acarretada pelo acúmulo de gorduras em determinadas partes (quadris, coxas); - pelo surgimento de erupções na pele (acne); - e pelo aparecimento da menarca.

Menarca é o período da primeira menstruação. Chama-se menstruação o processo cíclico mensal de perda de sangue originário do útero. Este fenômeno ocorre normalmente a cada quatro semanas e sua duração é variável de uma mulher para outra sendo na maioria das vezes de 3 a 4 dias. Em relação à isso cabe ressaltar que, em geral as primeiras menstruações são muito irregulares podendo até mesmo ocorrer duas vezes no mês. Essa irregularidade é normal, mas não se deve esquecer que a primeira atitude a ser tomada após a primeira menstruação é a de procurar um médico especialista, neste caso um ginecologista.



A puberdade nos meninos


Nos meninos a puberdade se caracteriza:

- pelo engrossamento do timbre da voz; - pelo nascimento de pêlos no corpo (peito, pernas, axilas, genitália); - pelo surgimento da barba; - pelo desenvolvimento muscular; - pelo aparecimento de acne; - pelo desenvolvimento da genitália; - e pela primeira ejaculação, que poderá ocorrer enquanto o garoto dorme ou ainda durante uma masturbação;

Embora não seja uma regra, alguns meninos podem apresentar desenvolvimento das glândulas mamárias. É o que se chama de ginecomastia. Esta tende a desaparecer durante a adolescência, porém, se não desaparecer ou se o crescimento for excessivo, trazendo transtornos para o adolescente um médico deve ser consultado a esse respeito.



Qual a idade certa para ocorrer a puberdade?


A idade para entrar na puberdade não é a mesma para meninos e meninas nem a mesma para todos os meninos ou todas as meninas. O ser humano é repleto de singularidades e cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, porém, há uma média que se pode ter como referência.

Nas meninas os primeiros indícios da puberdade podem ocorrer a partir dos nove anos e nos meninos a partir dos dez. Isso não significa dizer que todos vão entrar na puberdade nessa fase. É considerado normal o início da puberdade até os treze anos nas meninas e catorze nos meninos.

A puberdade que ocorre fora desses períodos é considerada uma anormalidade que pode ser chamada de:

Puberdade precoce – quando ocorre antes dos oito anos em meninas e dos nove em meninos; Puberdade retardada – quando até os 13 anos nos meninas e catorze nos meninos, não apareceu nenhum dos sinais devidos.

Nesses casos o médico deve ser consultado para dar as devidas orientações de procedimento e encaminhar para um tratamento se for necessário.

BIBLIOGRAFIA

https://web.archive.org/web/20091023060726/http://geocities.com/Eureka/Gold/8537/puber.htm

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/sexualidade/puberdade/

Arquivado em: Sexualidade

Especialidade médica voltada à adolescência

A adolescência é uma fase tão importante no desenvolvimento humano que há uma especialidade médica voltada a tratar das alterações típicas da adolescência: a hebiatria.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera adolescente todo indivíduo entre 10 e 20 anos incompletos; e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera adolescente todo o indivíduo de 12 a 18 anos. O hebiatra atende jovens a partir de 10 anos de idade.

Capacitado para lidar com as situações que permeiam a adolescência, tais como mudanças hormonais e físicas, crescimento acelerado, entre outras, o(a) hebiatra também atua em questões emocionais, de caráter psicológico e comportamental, orientando e dando apoio aos pacientes e suas famílias.

Além disso, o(a) hebiatra também pode assumir o papel de um(a) orientador(a), garantindo sigilo médico ao(à) seu(sua) paciente adolescente (só podendo ser quebrado em situações que envolvam risco ao paciente) e abordando questões relacionadas à sexualidade, gravidez, ISTs, uso de álcool e outras drogas, vida saudável, autoestima e qualquer outro assunto de interesse do(a) adolescente.

É importante ressaltar que esta especialidade não é muito comum, mas nem por isso um(a) adolescente deve deixar de procurar atendimento médico em outras especialidades, mesmo se estiver desacompanhado (especialmente as meninas, que muitas vezes precisam de atendimento ginecológico).

Este direito deve ser garantido, está amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (artigos 3o, 11, 15, 16 - incisos I e VII - e 17) e o sigilo médico está previsto no artigo 74 do Código de Ética Médica (disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm, acesso em 08 de maio de 2020).

Elaborado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.

Veja também os links abaixo do youtube (opcional) :

(Puberdade e suas mudanças – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental)

(Vida de Adolescente:O que pensam? ep. 1)

(Espinhas na adolescência! Socorro! Ep. 3)

Atividades

01- Explique o que é puberdade? Com quantos anos se inicia a puberdade?

02- Quais são as mudanças que ocorrem nas meninas na fase da puberdade?

03- Cite as mudanças que ocorrem nos meninos na fase da puberdade?

04- Explique o que é adolescência?

05- O que é hebiatria? Qual é a sua importância?

06- Pensando em você, quais são as vantagens e desvantagens desta fase que você se encontra agora (puberdade)? (responda se quiser).

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

11 56611988

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por E. E. Santo Dias da Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page