ATIVIDADE 7ºA, B PROFº LUCIANA - CIÊNCIAS
- agdacoordenadora
- 9 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

E.E. Santo Dias da Silva.
Prof: Luciana Xavier.
Disciplina: Ciências.
Turmas: 7ºs A e B ---- Semana de 29/06 à 03/07
Diversidade de Ecossistemas- Fenômenos naturais e impactos ambientais.
Ecologia: É a ciência que estuda os Ecossistemas.
Podemos definir ecossistema como um conjunto de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio, formando um sistema estável.
Níveis de organização dos seres vivos:
Organismo: cada ser vivo pode ser chamado organismo. Por exemplo, cada piranha que vive em um rio é um organismo.
População: um conjunto de organismos da mesma espécie que habita determinada área. Por exemplo: todas as piranhas que vivem em determinada área de um rio forma uma população de piranhas desse ecossistema.
Comunidade: um conjunto de populações que vivem em determinada área e se relacionam entre si. Por exemplo: em um rio, as populações de piranhas, lambaris, pintados e aguapés representam a comunidade desse ecossistema.
Cada ecossistema é formado por várias populações de espécies diferentes, constituindo, assim, uma comunidade.
A Floresta Amazônica com todos as suas plantas, animais, clima, tipos de solo e rios forma um ecossistema. Um pequeno jardim, um aquário e um lago, por exemplo, também formam ecossistemas, uma vez que, nesses locais, há organismos vivos interagindo com o ambiente em que vivem.
Podemos dividir o ecossistema em dois componentes básicos: os bióticos e os abióticos.
Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos. Os primeiros produzem seu próprio alimento através de processos de fotossíntese e quimiossíntese, já os heterotróficos são os consumidores e os decompositores.
Os componentes abióticos, por sua vez, são aqueles fatores não vivos, como a luz, a temperatura, os nutrientes, o solo e a água. Apesar de não darmos muita importância aos fatores abióticos quando pensamos em um ecossistema, eles são fundamentais para a sobrevivência dos organismos.
Os ecossistemas são divididos em dois grupos: os aquáticos e os terrestres. Dentre os ecossistemas terrestres, podemos citar as florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Como exemplos de ecossistemas aquáticos, podemos citar rios, mares, oceanos e lagos.
Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.
Os Biomas são definidos ou delimitados de acordo com a vegetação principal que os compõe. Por exemplo: o espaço ocupado pelas savanas é denominado como Bioma das Savanas. Em alguns casos, o bioma é delimitado obedecendo a outros critérios, como o clima, os tipos de solos, entre outros. Por exemplo: Floresta Tropical Úmida e Floresta Tropical Seca.
Existem no mundo vários tipos diferentes de biomas terrestres, alguns deles são:
Florestas tropicais úmidas; Florestas tropicais secas ; Tundras; Floresta das Coníferas; Florestas temperadas; Bioma do mediterrâneo; Desertos; Savanas; Prados temperados; Chaparral; Montanhas.
Esses Biomas podem englobar outros biomas menores que fazem parte deles. No Brasil, por exemplo, o bioma Cerrado faz parte do bioma das Savanas; o Bioma da Amazônia faz parte da Floresta Tropical e assim sucessivamente.
Além dos biomas terrestres, existem também os biomas aquáticos, como as Zonas Aquáticas, a Plataforma Continental, os Recifes e outros.
Estudar as características dos biomas é importante no sentido de compreender a sua importância para a manutenção da vida na Terra, pois eles oferecem condições para a manutenção da vida, além de interferirem na dinâmica climática tanto a nível local quanto a nível global.
Assista ao vídeo para complementação do texto.
Questões:
1) Qual o nome da Ciência que estuda os Ecossistemas?
2) De acordo com os níveis de organização dos seres vivos, defina: organismo, população e comunidade.
3) Por que os componentes abióticos de um ecossistema são fundamentais para a sobrevivência dos organismos?
4) Defina Ecossistema e dê exemplos de ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos.
5) Defina Biomas e dê pelo menos 3 exemplos.
6) Por que é importante estudar as características dos Biomas?
A atividade solicitada, deve ser encaminhada para o meu e-mail: luciatomo@terra.com.br. Qualquer dúvida, pode entrar em contato no meu whats:
9 59499430; também se encontra no Google Classroom.
Comentários