ATIVIDADE 7º D PROFº ROSANGELA - HISTÓRIA
- agdacoordenadora
- 15 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
E. E. SANTO DIAS DA SILVA ATIVIDADE DE HISTÓRIA
ANO/SÉRIE/TURMA
7º
PROFª.: Rosangela Salim
PRESENÇA SEMANAL
4 AULAS POR SEMANA
PERÍODO:
13 DE JULHO À 17 DE JULHO
Conteúdo: Indígenas na América portuguesa
1. Os povos nativos do continente americano
1.1. Teorias de ocupação do continente
O processo de ocupação do continente americano é um tema que desperta a atenção de muitos pesquisadores. São novas descobertas, hipóteses e divergências que rondam os estudiosos sobre o assunto e que abordam uma importante questão controversa na pauta das pesquisas: a datação exata da presença humana nesta região do planeta.
Os dados não são precisos. Algumas pesquisas apontam para 12 mil anos, outras por volta de 60 mil anos atrás, mas, apesar do desacordo, muitas informações novas referentes à origem e aos caminhos percorridos pelos primeiros seres humanos até o continente americano já foram descobertas.
Em geral, são três hipóteses referentes às informações sobre o povoamento da América. A primeira delas sugere que os primeiros homens americanos teriam surgido na própria América, hipótese que não possui sustentação científica e também não conta com provas materiais, considerando que nunca foi encontrado um único fóssil de hominídeos anteriores ao próprio Homo sapiens no continente.
Outra hipótese - e a mais conhecida - surgiu de pesquisas desenvolvidas no sítio arqueológico de Clóvis, nos Estados Unidos, e aponta para a ideia de que a ocupação teria ocorrido há cerca de 11.500 anos, momento em que a diminuição do nível do mar permitiu a emersão de uma faixa de terras que ligaria a Sibéria ao Alasca por meio do Estreito de Bering. Com isso, os primeiros ocupantes da America teriam vindo do continente asiático.
Essa hipótese foi amplamente aceita pela comunidade científica durante muito tempo, até a descoberta de fósseis mais antigos. Ao que consta, essa nova teoria se sustenta pela presença de fósseis humanos mais antigos do que aqueles inicialmente descobertos na porção norte do continente americano. Com isso, uma incógnita se instaurou em relação à ideia que explica a chegada do homem através do Estreito de Bering.
Com o objetivo de solucionar a diferença temporal dos fósseis do norte e do sul, abriu-se caminho para uma nova teoria de que os primeiros homens teriam vindo de pequenas ilhas da Polinésia ou da Oceania. A principal suposição é que esse deslocamento teria ocorrido utilizando-se pequenas embarcações que garantiram a navegação de pequenas distâncias. E foi justamente a ideia de que as técnicas de navegação foram usadas que despertou a incredulidade de muitos membros da comunidade científica.
Os caminhos do ser humano para a América

2. Sambaquis

São enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios pelos índios brasileiros que habitaram o litoral na
Pré-História. Os sambaquis (em tupi, “amontoado de conchas”) são formados por cascas de moluscos. As elevações também continham ossos de mamíferos, utensílios de pesca e objetos de arte.
Não se sabe por que os ancestrais começaram a construir essas montanhas, há cerca de 6.500 anos, mas elas representam, para os historiadores e arqueólogos, uma fonte histórica riquíssima para compreender como viviam aqueles povos. Em uma investigação nos sambaquis, os estudiosos descobriram que a maioria dos grupos era sedentária, e não nômade.
Atividade: Leia e pesquise, em outras fontes, e responda as seguintes perguntas:
1) Apresente as teorias de ocupação do continente americano.
2) Explique quais eram as principais atividades econômicas desempenhadas pelas sociedades
indígenas.
3) Compare o papel dos homens e das mulheres no interior das tribos.
4) O que são sambaquis?
5) Por que as obras da tribo marajoara são tão valorizadas até hoje?
Entrega: 24 de julho.
Pode ser entregue pelo grupo de zap ou pelo e-mail:
rosangelasalim30@gmail.com (7ºD)
felipe-histo@hotmail.com (7ºA, B, C)
Comentários