top of page

ATIVIDADE 7º ANOS PROFº ZÉ MARIA - ARTES

ARTE 7º Ano Professor José Maria Filho : josemariafilho@prof,educacao.sp.gov.br

Data de entregar: dia 20/07/20


(EF06AR21) Explorar e analisar paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não convencionais e outros materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas fontes e materiais sonoros.

A Música na pré historia


A MÚSICA NA PRÉ-HISTÓRIA

ree

A música nasceu com a natureza, ao considerarmos que seus elementos formais, som e ritmo, fazem parte do universo e, particularmente da estrutura humana. O homem pré-histórico descobriu os sons que o cercavam no ambiente e aprendeu a distinguir os timbres característicos da canção das ondas se quebrando na praia, da tempestade se aproximando e das vozes dos vários animais selvagens. E encantou-se com seu próprio instrumento musical - a voz. Mas a música pré-histórica não se configurou como arte: teria sido uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro ou apenas um expressivo meio de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança.

Não há registros que possam precisar o surgimento da música, mas acredita-se que ela tenha surgido sob a forma de dança em rituais sagrados, quando os nossos ancestrais cultuavam a natureza, talvez imitando os sons dos animais. Para isso, eles usavam ossos, bambus, troncos diversos, criando os primeiros instrumentos.

Para homenagear os deuses e os mortos, eles pintavam o corpo, dançavam, compunham, faziam coreografias. Criatividade sobrava por aqueles tempos... Interessante como, desde sempre, o homem parecia saber que havia um ser ou seres a quem deviam respeito, não é?


ree

Legal demais é o fato de até hoje nós festejarmos muita coisa que vem de nossos ancenstrais. As danças folclóricas, que representam casamentos, guerras, súplicas, trabalho, enfim, são mostras do que já se fazia há milhares e milhares de anos.

Sugiro que já a partir daqui você comece a avaliar seus alunos. Acho bom terem avaliações periódicas. Diga-lhes para separarem uma pasta onde possam arquivar todas as avaliações e as folhas impressas que forem recebendo durante o segundo e também o terceiro ano. Elas serão imprescindíveis para as provas do Enem.

Posso deixar aqui algumas mostras de avaliações, mas você deve criar as suas também, de acordo com sua turma. Pegue pesado com eles, porque irão precisar de muito conhecimento nos vestibulares.

Vamos às questões:

Questão 01 – A religiosidade é um item de bastante relevância no estudo daarte na pré-história. Que alternativa abaixo marca CORRETAMENTE fatos queatestam esta realidade?

a) ( ) As pinturas serviam de decoração das cavernas para os deuses.

b) (X ) Os homens pintavam sob um forte caráter ritualístico.

c) ( ) Era, sim, parte de um processo de magia para interferir na captura depessoas.

d) ( ) Havia-se a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa ereligiosa.

Questão 02 – Das produções artísticas do período Pré-histórico, a esculturase destaca

assim como as pinturas, tendo suas características e estudos bemdirecionados, dando-nos maior margem de conhecimento sobre a vivênciadestes seres pensantes da nossa história. Quanto às características e o

estudodestas esculturas, julgue os itens abaixo como (V) VERDADEIROS ou (F) FALSOS, e em seguida marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

I. ( ) Fazem parte de suas características o ventre saltado e seiosvolumosos.

II. ( ) Tanto nas pinturas quanto nas esculturas nota-se a ausência defiguras masculinas.

III. ( ) Fazem parte de suas características as grandes nádegas e a cabeçasurgindo

como um prolongamento do pescoço.

IV. ( ) As características encontradas em esculturas como a Vênus deWillendorf, atestam a desvalorização do ser humano e dasensualidade feminina.

a) F – F – F – F

b) F – V – F – V

c) V – F – V – F

d) V – V – V –V

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

11 56611988

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por E. E. Santo Dias da Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page