top of page

ATIVIDADE 6ºA B PROFº CARLOS - GEOGRAFIA

PROFESSOR CARLOS – GEOGRAFIA

6ANOS AB MÊS 10/08 – 14/08( 4 AULAS)


OBSERVAÇÃO: SÃO AS MESMAS ATIVIDADES DO GOOGLE SALA DE AULA.

QUEM TEM ACESSO A GOOGLE SALA DE AULA GOSTARIA QUE RESPONDESSE NESSE APLICATIVO. DEIXAR PARA RESPONDER POR EMAIL APENAS OS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ATIVAR ESSA FERRAMENTA.


FAVOR RESPONDER NO GOOGLE SALA DE AULA OU MANDAR RESPOSTA POR EMAIL ESCOLHA A MELHOR FORMA E MANDE APENAS 1 VEZ A RESPOSTA


EMAIL PARA ENVIAR AS RESPOSTA carloseducacao@uol.com.br

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NA RESPOSTA seu nome completo e ao ano


TÍTULO: INTRODUÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA.

1. FAÇA A LEITURA DO TEXTO

2. RETIRE 10 PALAVRA OU CONCEITO E DEPOIS COMECE A CONSTRUIR UM DICIONÁRIO GEOGRÁFICO, COLOQUE PALAVRA/CONCEITO E NA FRENTE DA MESMA FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO. DESTAQUE O TÍTULO DESSA ATIVIDADE.



ree

ree

ree

PROFESSOR CARLOS – GEOGRAFIA

6ANOS AB MÊS 03/08 – 07/08( 4 AULAS)


OBSERVAÇÃO: SÃO AS MESMAS ATIVIDADES DO GOOGLE SALA DE AULA.

QUEM TEM ACESSO A GOOGLE SALA DE AULA GOSTARIA QUE RESPONDESSE NESSE APLICATIVO. DEIXAR PARA RESPONDER POR EMAIL APENAS OS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ATIVAR ESSA FERRAMENTA.


FAVOR RESPONDER NO GOOGLE SALA DE AULA OU MANDAR RESPOSTA POR EMAIL ESCOLHA A MELHOR FORMA E MANDE APENAS 1 VEZ A RESPOSTA


EMAIL PARA ENVIAR AS RESPOSTA carloseducacao@uol.com.br

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NA RESPOSTA seu nome completo e ao ano


TÍTULO: RETOMADA DE HABILIDADE


NOÇÃO CARTOGRÁFICA


A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas. Essa área do conhecimento é de extrema utilidade não só para os estudos em Geografia, mas também em outros campos, como a Historia e a Sociologia, pois, afinal, os mapas são formas de linguagem para expressar uma dada realidade.

Existem, dessa forma, alguns conceitos básicos de Cartografia que nos permitem entender os elementos dessa área de estudos com uma maior facilidade. Saber, por exemplo, noções como as de escala, legenda e projeções auxilia-nos a identificar com mais facilidade as informações de um mapa e as formas utilizadas para elaborá-lo.

Confira, a seguir, um resumo dos principais conceitos da Cartografia:


Mapa – um mapa é uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico. Um mapa temático, por sua vez, é uma representação de um espaço realizada a partir de uma determinada perspectiva ou tema, que pode variar entre indicadores sociais, naturais e outros.


Plantas – representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.


Escala – é a proporção entre a área real e a sua representação em um mapa. Geralmente, aparece designada nos próprios mapas na forma numérica e/ou na forma gráfica.


Legenda – é a utilização de símbolos em mapas para definir algumas representações e está sempre presente em mapas temáticos. Alguns símbolos cartográficos e suas legendas são padronizados para todos os mapas, como o azul para designar a água e o verde para indicar uma área de vegetação, entre outros.


Orientação – é a determinação de ao menos um dos pontos cardeais, importante para representar a direção da área de um mapa. Alguns instrumentos utilizados na determinação da orientação cartográfica são a Rosa dos Ventos, a Bússola e o aparelho de GPS.


Projeções Cartográficas – são o sistema de representação da Terra, que é geoide e quase arredondada, em um plano, de forma que sempre haverá distorções. No sistema de projeções cartográficas, utiliza-se a melhor estratégia para definir quais serão as alterações entre o real e a representação cartográfica com base no tipo de mapa a ser produzido.


Latitude – é a distância, medida em graus, entre qualquer ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador, que é um traçado imaginário que se encontra a uma igual distância entre o extremo norte e o extremo sul da Terra.


Longitude – é a distância, medida em graus, entre qualquer ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich, outra linha imaginária que é empregada para definir a separação dos hemisférios leste e oeste.


Paralelos – são as linhas imaginárias traçadas horizontalmente sobre o planeta ou perpendiculares ao eixo de rotação terrestre. Os principais paralelos são a Linha do Equador, os Trópicos de Câncer e Capricórnio e os Círculos Polares Ártico e Antártico. Todo paralelo da Terra possui um valor específico de latitude, que pode variar de 0º a 90º para o sul ou para o norte.


Meridianos – são as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o planeta ou paralelas ao eixo de rotação terrestre. O principal meridiano é o de Greenwich, estabelecido a partir de uma convenção internacional. Todo meridiano da Terra possui um valor específico de longitude, que pode variar entre 0º e 180º para o leste ou para o oeste.

Coordenadas Geográficas – é a combinação do sistema de paralelos e meridianos com base nas longitudes e as latitudes para endereçar todo e qualquer ponto da superfície terrestre.


SIG – sigla para “Sistemas de Informações Geográficas”, é o conjunto de métodos e sistemas que permitem a análise, coleta, armazenamento e manipulação de informações sobre uma dada área do espaço geográfico. Utiliza, muitas vezes, técnicas e procedimentos tecnológicos, incluindo softwares, imagens de satélite e aparelhos eletrônicos em geral.

MAPAS TEMÁTICOS:

Mapas são representações gráficas feitas geralmente em uma superfície plana (como papel), com a finalidade de apresentar informações da realidade; eles fazem parte da humanidade desde os tempos remotos. Essas representações do espaço geográfico se tornaram mais difundidas a partir da necessidade de tornar o trajeto das viagens mais seguro, como as caravanas mercantis, por exemplo. Praticamente todas as características do espaço geográfico podem ser representadas em um mapa. No entanto, tais características não podem ser colocadas em uma única carta cartográfica, pois sua compreensão fica confusa e comprometida. Diante disso, os cartógrafos criaram mapas que abordam temas específicos, dando origem aos mapas temáticos. São eles: mapa político, físico, econômico e histórico. Mapa Político: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios, enfatizando que as mesmas são criações humanas. Nesse tipo de mapa, é comum encontrarmos símbolos, como linha ( — ), para demonstrar fronteiras; e ponto ( • ), para indicar cidades.

Mapa Físico: são elaborados para informar aspectos naturais (relevo, clima, vegetação, hidrografia) de um determinado continente, subcontinente, país, estado e município.

Mapas Econômicos: representação cartográfica criada para informar as riquezas de um determinado lugar (continente, subcontinente, país, estado e município). Expressam onde estão localizadas as principais jazidas minerais, além de informar sobre as produções agropecuárias, industriais e de serviços.

Mapas Históricos: tipo de representação cartográfica que informa sobre aspectos que aconteceram no passado, como, por exemplo, a floresta Amazônica em 1970, a expansão de um território sobre o outro em períodos de expansionismo espacial, entre outros.

Mapas demográficos: são elaborados para descrever dados relacionados com a população de um determinado território. Podem explicitar a quantidade de habitantes, a localização, a densidade.

QUESTÕES


Q1- QUAL DIFERENÇA DE MAPA E PLANTA?

Q2 – QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCALA NO MAPA?

Q3 – QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEGENDA NO MAPA?

Q4 – FAÇA A RELAÇÃO LATITUDE, LONGITUDE, PARALELO E MERIDIANO.

Q5 – QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS LATITUDE E LONGITUDE?

Q6 – QUAIS SÃO O MAPAS TEMÁTICOS CITADOS NO TEXTO?

Q7 – ESCOLHA UM TIPO DE MAPA TEMÁTICO PARA EXPLICAR.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

11 56611988

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por E. E. Santo Dias da Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page