top of page

ATIVIDADE 2ºC PROFº ARLETE - PORTUGUÊS


Escola: Santos Dias da Silva


Professor: Arlete S. dos S. Barbosa


Disciplina: língua Portuguesa


Série: 2ºC, série Ensino Médio


Atividade referente a 4 (aulas).

SE POSSÍVEL ASSISTA AULA NO CMSP 03/11. SEGUE LINK


ATIVIDADE RETIRADA DO CADERNO APRENDER SEMPRE 3ºBIMESTRE; ATIVIDADE SEQUÊNCIA 2


AULA 1

TERRA À VISTA!


OBJETIVOS DA AULA • Praticar a leitura e a interpretação textual, aproveitando o repertório cultural dos estudantes; • Reconhecer as características que definem o gênero literário romance.


Estudante, é importante conhecer a diversidade de gêneros textuais e ampliar o repertório cultural e, sobretudo, desenvolver as habilidades de leitura. Estes, são elementos essenciais para o ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho. Neste momento, você terá a oportunidade de ler excertos da Carta a El-Rei Dom Manuel e descobrir curiosidades sobre os homens que chegaram em terras brasileiras e os que aqui já estavam.


Leia o excerto:


A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber. Os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre pente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas. E um deles trazia por baixo da solapa, de fonte a fonte, na parte detrás, uma espécie de cabeleira, de penas de ave amarela, que seria do comprimento de um coto, mui basta e mui cerrada, que lhe cobria o toutiço e as orelhas. E andava pegada aos cabelos, pena por pena, com uma confeição branda como, de maneira tal que a cabeleira era mui redonda e mui basta, e mui igual, e não fazia míngua mais lavagem para a levantar.”

1) Observe que no enunciado do exercício, propositalmente, não há referências sobre o título e o autor do texto. Faça inferências: que texto é esse? ( ) texto narrativo ( ) texto descritivo ( ) texto expositivo 2) Quando esse texto pode ter sido escrito? ( ) A carta de Caminha foi o primeiro documento sobre o Brasil, o manuscrito dela foi encontrado três séculos depois (1839), está no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa, Portugal. Capistrano de Abreu, historiador brasileiro, tornou a carta conhecida do público em 1900. ( ) Trata-se de um texto atual, escrito no século XXI por um famoso crítico literário brasileiro chamado Antônio Candido.

3) A carta trata-se de um gênero textual epistolar com algumas características. Relacione-as abaixo: (A) Remetente (emissor) (B) Destinatário (receptor) ( ) No texto é Pero Vaz de Caminha. ( ) O Rei de Portugal, Dom Manuel.

4) Observe a descrição que Caminha faz dos nativos. Como os portugueses abordaram a nudez e o comportamento inocente dos indígenas? O que essa descrição revela? A resposta abaixo é VERDADEIRA ou FALSA? O texto tem a tônica de mostrar a oposição entre o excesso de vestimentas que os portugueses usavam em comparação aos indígenas, nus e sem malícia. Também é importante destacar as marcas que um texto pode trazer sobre costumes, valores e outras informações sobre a época, permitindo que, por meio dessas informações, seja possível comparar outras épocas com a que vivemos hoje. ________________________


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

11 56611988

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por E. E. Santo Dias da Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page