top of page

ATIVIDADE 2º C PROFº ARLETE - PORTUGUÊS


Escola: Santos Dias da Silva

Professor: Arlete S. dos S. Barbosa


Disciplina: língua Portuguesa

Série: 2ºC, série Ensino Médio


Atividade referente a 4 (aulas), semana 19/10 a 23/10


RETOMANDO NOSSAS ATIVIDADES:


Retorno da atividade: Envie fotos no whatsApp, no e-mail institucional. (arletessantos@prof.educacao.sp.gov.br) ou googleclassroom.


Desenvolvimento da atividade:

ASSISTAM A AULA NO CMSP, 20 E 22/10, REFERENTE ESSA AULA.


AULA 3 CADERNO APRENDER SEMPRE

RECURSOS LINGUÍSTICOS DO POEMA


Faça a leitura da breve contextualização histórica sobre Castro Alves e em SEGUIDA releia o poema "О adeus de Teresa". Depois, responda às perguntas 1 a 4.

Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. Escreveu clássicos como "Espumas Flutuantes" e "Hinos do Equador" que o alçaram à posição de maior entre seus contemporâneos, bem como versos de poemas como "Os Escravos", "A Cachoeira de Paulo Afonso e Gonzaga" que lhe valeram epítetos como "poeta dos escravos" e "poeta republicano" por Machado de Assis, ou descrições de ser "poeta nacional, se não mais, nacionalista, poeta social, humano e humanitário", no dizer de Joaquim Nabuco, de ser "o maior poeta brasileiro, lírico e épico", no dizer de Afrânio Peixoto, ou ainda de ser o "apóstolo andante do condoreiríssimo e "um talento vulcânico, o mais arrebatado de todos os poetas brasileiros", no dizer de José Marques da Cruz. Integrou o movimento romântico, fazendo parte no país daquilo que os estudiosos chamam de "terceira geração romântica".


RESPONDA:

a. Quantas estrofes ele apresenta?


b. E quantos versos?


c. O poema apresenta rimas? Que efeito as rimas provocam no ritmo do poema?


d. A pontuação chama atenção no poema. Qual efeito de sentido as escolhas de pontuação criam no texto?

2) Ao contrário de muitos autores da época, que falam de uma mulher idealizada e descrevem um amor platônico, Castro Alves traz em seus poemas a experiência do amor real. Escolha um verso do poema e faça uma análise de como a mulher é retratada.


3) No verso "A valsa nos levou nos giros seus", a eu lírico - quem fala no poema - cria uma imagem, algo bastante visual Que imagem foi criada?


4) A palavra “valsa” designa um certo gênero musical, mas aqui está significando a própria música. Isso é possível por haver uma relação direta de sentido. A esse recurso estilístico damos o nome de metonímia, uma figura de linguagem. Podemos encontrar o mesmo recurso em:

a. O talento de Machado de Assis é mundialmente conhecido. b. Machado de Assis fundou a Academia Brasileira de Letras. c. “Dom Casmurro” foi escrito por Machado de Assis. d. Sempre gostei dos livros de Machado de Assis. e. Leio Machado de Assis desde o Ensino Médio.

O "ADEUS" DE TERESA


A VEZ PRIMEIRA que eu fitei Teresa, Como as plantas que arrasta a correnteza, A valsa nos levou nos giros seus... E amamos juntos... E depois na sala "Adeus" eu disse-lhe a tremer co'a fala...

E ela, corando, murmurou-me: "adeus."

Uma noite... entreabriu-se um reposteiro... E da alcova saía um cavaleiro Inda beijando uma mulher sem véus... Era eu... Era a pálida Teresa! "Adeus" lhe disse conservando-a presa...

E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"

Passaram tempos... sec'los de delírio Prazeres divinais... gozos do Empíreo... ...Mas um dia volvi aos lares meus. Partindo eu disse — "Voltarei! ... descansa! ..." Ela, chorando mais que uma criança,

Ela em soluços murmurou-me: "adeus!"

Quando voltei... era o palácio em festa! ... E a voz d'Ela e de um homem lá na orquestra Preenchiam de amor o azul dos céus. Entrei! ... Ela me olhou branca... surpresa! Foi a última vez que eu vi Teresa! ...

E ela arquejando murmurou-me: "adeus!"

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

11 56611988

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por E. E. Santo Dias da Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page