ATIVIDADE 1º B PRFOº IEDA - PORTUGUÊS
- agdacoordenadora
- 20 de out. de 2020
- 3 min de leitura

E.E. Santo Dias da Silva
Professora: Iêda Bitencourt
Disciplina: Língua Portuguesa – 1º ano B – E.M.
Entregar atividade até o dia 26/10/2020, por e-mail ieda2006@hotmail.com
Atividade: Fazer duas redação, uma dissertativa-argumentativa e uma descritiva.
Qualquer dúvida falar comigo no whatsapp.
Os dois textos é para ajuda-los na produção dos textos.
Texto Dissertativo-Argumentativo
O Texto Dissertativo-Argumentativo é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações.
Este tipo de texto tem como objetivo central a formação de opinião do leitor. Assim, ele é caracterizado por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.
O planejamento do texto dissertativo-argumentativo
A produção textual requer planejamento. Assim, antes de começar a escrever, convém elaborar um plano daquilo que será abordado e de que forma (estratégia). Essa planificação servirá de ponte para o sucesso do texto, embora o mais importante para se alcançar esse resultado seja observar atentamente os fatores de coesão e coerência.
Para melhor exemplificar, as etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:
· Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).
· Opinião: A opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação, por isso é importante buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado.
· Argumentos: O mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização, clareza e exposição dos argumentos. Para tanto, é importante selecionar exemplos, fatos e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião, sem deixar de justificar.
· Conclusão: Nesse momento, busca-se a solução para o problema exposto. Assim, é interessante apresentar a síntese da discussão, a retomada da tese (ideia principal) e, além disso, a proposta de solução do tema com as observações finais.
A estrutura do texto dissertativo-argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo segue o padrão dos modelos de redação, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão.
1. Introdução
Na introdução devem ser mencionados os temas que são abordados no texto - ou o problema - de modo a situar o interlocutor.
2. Desenvolvimento
Todas as ideias mencionadas na introdução devem ser desenvolvidas de forma opinativa e argumentativa nessa parte do texto, cuja dimensão deve compreender cerca de 50% do mesmo.
3. Conclusão
A conclusão deve ser uma síntese do problema abordado, mas com considerações que expressam o resultado do que foi pensado ao longo do texto.
Texto Descritivo
O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
Em outras palavras, o texto descritivo capta as impressões, de forma a representar a elaboração de um retrato, como uma fotografia revelada por meio das palavras. Para tanto, alguns aspectos são de suma importância para a elaboração desse tipo textual, desde as características físicas e/ou psicológicas do que se pretende analisar, a saber: cor, textura, altura, comprimento, peso, dimensões, função, clima, tempo, vegetação, localização, sensação, localização, dentre outros.
Características do texto descritivo
· Retrato verbal
· Ausência de ação e relação de anterioridade ou posterioridade entre as frases
· Predomínio de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas
· Utilização da enumeração e comparação
· Presença de verbos de ligação
· Verbos flexionados no presente ou no pretérito (passado)
· Emprego de orações coordenadas justapostas
Estrutura Descritiva
A descrição apresenta três passos para a construção:
1. Introdução: apresentação do que se pretende descrever.
2. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição.
3. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.
Tipos de Descrição
Conforme a intenção do texto, as descrições são classificadas em:
Descrição Subjetiva: apresenta as descrições de algo, todavia, evidencia as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto. Exemplos são nos textos literários repletos de impressões dos autores.
Descrição Objetiva: nesse caso, o texto procura descrever de forma exata e realista as características concretas e físicas de algo, sem atribuir juízo de valor, ou impressões subjetivas do emissor. Exemplos de descrições objetivas são os retratos falados, manuais de instruções, verbetes de dicionários e enciclopédias.
Comments