top of page

ATIVIDADE 1º A, B, C PROFº CARLOS - GEOGRAFIA

1MÉDIO ABC MÊS 10/08- 14/08 ( 2 AULAS)


OBSERVAÇÃO: SÃO AS MESMAS ATIVIDADES DO GOOGLE SALA DE AULA.

QUEM TEM ACESSO A GOOGLE SALA DE AULA GOSTARIA QUE RESPONDESSE NESSE APLICATIVO. DEIXAR PARA RESPONDER POR EMAIL APENAS OS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ATIVAR ESSA FERRAMENTA.

FAVOR RESPONDER NO GOOGLE SALA DE AULA OU MANDAR RESPOSTA POR EMAIL ESCOLHA A MELHOR FORMA E MANDE APENAS 1 VEZ A RESPOSTA

EMAIL PARA ENVIAR AS RESPOSTA carloseducacao@uol.com.br

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NA RESPOSTA seu nome completo e ao ano

TÍTULO: FORMAÇÃO DA TERRA.

Tempo histórico e tempo geológico

O tempo geológico difere-se do tempo histórico por tratar-se de uma escala de tempo muito mais ampla e abrangente.

O planeta Terra, muito provavelmente, possui cerca de 4,6 bilhões de anos. Isso significa que ele é bem antigo, a depender do referencial, pois, se considerarmos a idade do universo (13 bilhões de anos), o nosso planeta não é tão “velho” assim; mas se compararmos com o tempo de formação das civilizações, aí a idade da Terra é muito ampla.

Por esse motivo, existem duas principais escalas de tempo: a do tempo geológico e a do tempo histórico. Como são escalas diferentes, a medição delas também o é, de forma que a proporcionalidade entre uma e outra é bastante distinta em termos de amplitude.

Quando falamos em tempo geológico, referimo-nos a uma escala de tempo que costuma ser medida nos milhões ou até bilhões de anos, tal a classificação das eras geológicas e seus respectivos períodos. Já quando falamos em tempo histórico (incluindo, aí, a Pré-História), referimo-nos ao período de surgimento da humanidade, o que corresponde ao uso de medidas de dezenas, centenas e até milhares de anos.

Observe a tabela será inserida como imagem.

Considerando todas essas transformações sobre as quais a Terra passou, podemos ficar perplexos ao descobrirmos que os primeiros humanos em suas formas atuais surgiram apenas no período quartenário, o último deles. Isso significa que, ao passo em que o planeta possui quatro bilhões e meio de anos, os seres humanos habitam-no há apenas alguns conjuntos de milênios.

Portanto, essa diferença entre uma escala de tempo e outra pode ser, para nós, algo difícil de imaginar. Para facilitar essa tarefa, podemos fazer algumas metáforas, por exemplo:

- Se todo o tempo geológico fosse reduzido a um dia, as primeiras civilizações teriam surgido nos últimos três segundos.

- Se resumíssemos toda a história da Terra em um ano, os primeiros homens teriam surgido nas últimas horas do dia 31 de dezembro.

- Se todos os dias da Terra fossem escritos em um livro de 460.000 páginas, o ser humano teria aparecido pela primeira vez na página 459.600.

Dessa forma, quando falamos, por exemplo, que o relevo do Brasil é geologicamente antigo, significa que ele tem uma data de formação que leva mais tempo do que a de outros lugares. Por outro lado, quando falamos que os dobramentos modernos são formações recentes, isso não significa que eles tenham surgido há pouco tempo em termos históricos, mas há algumas centenas de milhares de anos, o que é muito pouco comparado à idade da Terra. Por esse motivo, é muito importante sabermos a diferença entre tempo histórico e tempo geológico


ree

ree


LEIA O TEXTO DAS IMAGENS

Q1(3) ESSA IMAGEM SERÁ PARA 3 QUESTÕES. CONFORME O ESQUEMA O NÚMERO FAZ REFERÊNCIA A QUAL CAMADA DA LITOSFERA



ree

a) NÚCLEO

b) MAGMA

c) LITOSFERA

d) MANTO

Q2 (3) USANDO A IMAGEM DA QUESTÃO 1. QUAL É A CAMADA QUE AS PESSOAS VÍVEM.

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

Q3 (2) O MAGMA É A MESMA COISA QUE LAVA ( Lava é a designação dada ao material geológico em fusão, com temperatura em geral entre os 600 °C e os 1250 °C, que um vulcão expele durante uma erupção ) ESSE COMPOSTO SAI DE QUAL DA CAMADAS DA IMAGEM

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

Q4 (2) AS CROSTAS TERRESTRE SÃO DIVIDIDAS EM OCEÂNICAS E CONTINENTAIS. NO COMEÇO ERA TUDO JUNTO E DEPOIS OCORREU A DIVISÃO. COMO SE CHAMA ESSAS CAMADAS ANTES DA DIVISÃO

a) GONDUANA

b) LAURÁSIA

c) PANGÉIA

d) TÉTIS



1MÉDIO ABC MÊS 03/08- 07/08 ( 2 AULAS)


OBSERVAÇÃO: SÃO AS MESMAS ATIVIDADES DO GOOGLE SALA DE AULA.

QUEM TEM ACESSO A GOOGLE SALA DE AULA GOSTARIA QUE RESPONDESSE NESSE APLICATIVO. DEIXAR PARA RESPONDER POR EMAIL APENAS OS ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ATIVAR ESSA FERRAMENTA.


FAVOR RESPONDER NO GOOGLE SALA DE AULA OU MANDAR RESPOSTA POR EMAIL ESCOLHA A MELHOR FORMA E MANDE APENAS 1 VEZ A RESPOSTA


EMAIL PARA ENVIAR AS RESPOSTA carloseducacao@uol.com.br

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NA RESPOSTA seu nome completo e ao ano


TÍTULO: RETOMADA DE HABILIDADE


FUSO HORÁRIO Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos. A metodologia utilizada para essa divisão partiu do princípio de que são gastos, aproximadamente, 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para que a Terra realize o movimento de rotação, ou seja, que gire em torno de seu próprio eixo, realizando um movimento de 360°. Portanto, em uma hora a Terra se desloca 15°. Esse dado é obtido através da divisão da circunferência terrestre (360°) pelo tempo gasto para que seja realizado o movimento de rotação (24 h). O fuso referencial para a determinação das horas é o Greenwich, cujo centro é 0°. Esse meridiano, também denominado inicial, atravessa a Grã-Bretanha, além de cortar o extremo oeste da Europa e da África. A hora determinada pelo fuso de Greenwich recebe o nome de GMT. A partir disso, são estabelecidos os outros limites de fusos horários. A Terra realiza seu movimento de rotação girando de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-). Alguns países de grande extensão territorial no sentido leste-oeste apresentam mais de um fuso horário. A Rússia, por exemplo, possui 11 fusos horários distintos, consequência de sua grande área. O Brasil também apresenta mais de um fuso horário, pois o país apresenta extensão territorial 4.319,4 quilômetros no sentido leste-oeste, fato que proporciona a existência de quatro fusos horários distintos. A compreensão dos fusos horários é de extrema importância, principalmente para as pessoas que realizam viagens e têm contato com pessoas e relações comerciais com locais de fusos distintos dos seus, proporcionado, portanto, o conhecimento de horários em diferentes partes do globo. ABRA O DOCUMENTO PARA REALIZAR 1 QUESTÃO


QUESTÃO


Observe a figura a seguir, que representa alguns dos fusos horários.


ree

Considerando-se que no meridiano de Greenwich sejam 14:00h, do dia 31 de julho de 2020. Qual será o horário nos pontos A, B e C. ( APRESENTE AS CONTAS)

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

11 56611988

Subscribe Form

Thanks for submitting!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por E. E. Santo Dias da Silva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page